Outubro Rosa: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
Por que o Outubro Rosa é tão importante?
No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimava-se que em 2024, 73,6 mil novos casos da doença ocorreriam, representando um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, por isso, é tão importante apoiar e fazer parte do Outubro Rosa.
De acordo com a Dra. Sany Ferrarese, o objetivo principal dessa campanha é lembrar as mulheres da importância dos exames de rotina, que são fundamentais para detectar lesões precoces.
“Fazemos essa conscientização para que as mulheres se lembrem de fazer seus exames de rotina e detectar lesões que sejam de câncer iniciais”.
O câncer de mama pode se desenvolver de forma silenciosa, por isso, é tão importante incentivar a detecção precoce, pois é a melhor forma de garantir um tratamento eficaz e menos invasivo.
Como prevenir o câncer de mama
A Dra. Sany destaca que existem duas formas de prevenção: a primária e a secundária. Ambas são fundamentais para cuidar da saúde e reduzir o risco de desenvolvimento da doença.
- Prevenção primária
A prevenção primária envolve mudanças no estilo de vida que ajudam a evitar o surgimento do câncer. Entre as recomendações da Dra. Sany Rose estão:
- Manter uma alimentação equilibrada, com mais frutas, verduras e cereais integrais;
- Reduzir o consumo de carne vermelha e alimentos ultraprocessados;
- Praticar atividade física regularmente, pelo menos 150 minutos por semana, seja dividindo em 3 dias de 50 minutos ou 5 dias de 30 minutos;
- Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.
Esses hábitos contribuem não apenas para a prevenção do câncer de mama, mas também de outras doenças crônicas.
2. Prevenção secundária
A prevenção secundária tem o objetivo de identificar a doença no início, antes mesmo que haja sintomas perceptíveis ou alterações detectáveis pelo o autoexame. Os principais exames indicados pela Dra. Sany são:
- Mamografia – o exame mais importante para rastreamento;
- Ultrassom das mamas – utilizado em casos específicos;
- Ressonância magnética das mamas – recomendada para mulheres com mamas muito densas ou em situações especiais.
Esses exames devem ser realizados conforme orientação médica, respeitando a faixa etária e o histórico familiar de cada paciente.
O autocuidado é o primeiro passo
O Outubro Rosa é um lembrete poderoso de que o autocuidado é capaz de salvar vidas. Por isso, incentivar que as mulheres busquem atendimento médico regularmente, realizem seus exames e conheçam o próprio corpo é tão essencial, afinal, são atitudes que fazem toda a diferença.
A Dra. Sany Ferrarese reforça: “O importante no Outubro Rosa é o autocuidado. Se você não realizou seu exame, busque atendimento, seja na UBS ou no seu convênio de saúde, mas busque essa ajuda para fazer seu exame e detectar o mais rápido possível qualquer alteração”.
Conte com a Medical nesse cuidado
Quem possui o Convênio Medical conta com acesso facilitado a ginecologistas, laboratórios de análises clínicas e de diagnóstico de imagem para realização de exames essenciais para a saúde da mulher. Durante o Outubro Rosa, aproveite para cuidar de você, colocar sua saúde em primeiro lugar! Lembre-se: a prevenção é o melhor caminho para viver bem.
Quer saber mais sobre nosso convênio? Clique aqui e fale conosco.
Médica da Saúde da Mulher
Dra. Sany Rose B. Ferrarese
CRM-SP: 112472 | RQE: 28493