Todo mês deve ser azul
O Câncer de Próstata é uma doença grave que leva milhares de homens a óbito no mundo todo. Por isso, é tão importante falarmos sobre seus riscos e formas de prevenção para assegurar uma vida saudável e transformar a conscientização em uma prática contínua.
Em meio a campanhas e iniciativas de conscientização, o "Novembro Azul" é um mês dedicado a disseminar informações cruciais sobre a saúde da próstata, incentivando os homens a cuidarem de si mesmos. Contudo, acreditamos que a conscientização não deve se limitar a um único mês do ano.
Por isso, chamamos nosso parceiro, o Urologista Dr. Carlos Weverton Ortega Sanches, para trazer dicas valiosas sobre o tema e ajudar nessa tarefa de conscientização sobre o Câncer de Próstata. Continue a leitura e aproveite as dicas.
O Câncer de Próstata
Essa é uma doença severa que atinge homens ao redor do mundo todo e mesmo assim, a busca pelos exames preventivos ainda é pequena, devido ao preconceito e tabus criados pela sociedade. Inúmeros homens, ainda mal sabem o que é a próstata e qual a sua função no corpo masculino. O Dr. Carlos, nos explicou:
“A próstata é uma glândula do tamanho de uma castanha (noz) encontrada somente em pessoas do sexo masculino. Na ejaculação, a próstata libera um fluido, que corresponde a aproximadamente 25% do sémen, com a função de nutrir, proteger e ajudar a transportar os espermatozoides.”
Visto sua importância no organismo, o câncer de próstata diminui drasticamente a qualidade de vida do indivíduo, podendo inclusive levá-lo a óbito. Além disso, os números de acometidos com a doença é alto.
“Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum em homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma e são esperados aproximadamente 700 mil casos novos de câncer no Brasil para o triênio 2023-2025.”
Fatores de Risco do Câncer de Próstata
Existem alguns fatores de risco que podem influenciar no desenvolvimento da doença no organismo. O Dr. Carlos nos contou quais são os principais:
“A idade avançada é o principal fator de risco envolvido no desenvolvimento do câncer de próstata, sendo que 97% dos casos são encontrados em homens a partir dos 50 anos e desses, 75% são a partir dos 65 anos.
O histórico familiar, com parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de próstata, pode duplicar as chances de se desenvolver essa doença. Alguns trabalhos, indicam que o consumo excessivo carne vermelha e gordura, associado ou não a uma dieta pobre em frutas, fibras e saladas podem contribuir para o desenvolvimento da doença. O tabagismo, o etilismo e exposições a produtos químicos também parecem aumentar a probabilidade da doença.”
Sintomas do Câncer de Próstata
De acordo com o Dr. Carlos “Nas fases iniciais a neoplasia de próstata praticamente não tem sintomas, podendo com o avançar da doença, apresentar dificuldade para urinar, sangue ao urinar ou ejacular e dores ósseas.”
Por ser uma doença majoritariamente silenciosa no início, é muito comum que pacientes tenham diagnósticos tardios, o que dificulta o tratamento. Muitas vezes esse diagnóstico não acontece devido ao preconceito que existe em relação ao exame.
“Em virtude da resistência ou falta de acesso de alguns homens ao sistema de saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados.”
Exames recomendados para identificar o Câncer de Próstata
Os exames de rotinas são fundamentais para a descoberta do câncer de próstata em estágio inicial.
“A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, realizem a avaliação individualizada para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens que pertencem ao grupo de risco (negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem iniciar seus exames a partir dos 45 anos de idade.”
Existem alguns exames que ajudam na identificação da doença, os principais, de acordo com o Dr. Carlos, são:
“É recomendado que sejam realizados o toque retal e avaliação do exame de PSA (Antígeno Específico da Próstata).”
Todo mês DEVE ser azul
Novembro azul é uma campanha de conscientização sobre a luta contra o Câncer de Próstata. Essa é uma doença séria e é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Visto a gravidade da doença, sabemos que não basta apenas um mês dedicado ao tema, precisamos falar sobre o Câncer de Próstata todos os meses.
Existem muitos tabus em relação aos exames que afastam milhares de homens da busca pela saúde, o que resulta em diagnósticos tardios e infelizmente, em óbitos. Por isso todo mês deve ser azul e cada um de nós devemos trabalhar para compartilhar informações e incentivar que homens busquem ajuda médica e façam seus exames de rotina, para que tenham um diagnóstico precoce, sendo em 90% as chances de cura com o tratamento.
Para cuidar da sua saúde você pode contar com o convênio Medical. Temos o maior número de médicos credenciados da região, além de parceria com os principais laboratórios para você realizar suas consultas e exames. Clique aqui e saiba mais.
Dr. Carlos Weverton Ortega Sanches - Urologista
Araçatuba
Rua Rio de Janeiro, 47 – Piso Superior – Araçatuba/SP
(18) 3441-1090
Mirandópolis
Clínica Saúde+
Rua Dr. Edgar R. da Costa, 213 - Mirandópolis/SP
(18) 3701-1113